Home / Nossos projetos / Programa Água
Contribui para o desenvolvimento de comunidades e famílias através de ações sustentáveis.
Iniciativas que promovem acesso à água para famílias e comunidades da zona rural que vivem em extrema pobreza, Abertura de poços artesianos, Distribuição de pipas d´água, Água limpa no sertão através de tratamento.
Proporciona as famílias incentivos de hábitos alimentar e geração de renda por meios de ações sustentáveis.
É um projeto que utiliza um sistema agroecológico, baseado no conceito da permacultura com diversas culturas, é portanto, ideal para a agricultura familiar, respeitando as características do local, os produtores cultivam diferentes culturas ao mesmo tempo, para a subsistência, produtividade e produção, mudando a vida de inúmeras pessoas no sertão, minimizando assim a exposição e vulnerabilidade. Os impactos gerados são: erradicação da pobreza, melhoria de oferta de alimentos na comunidade, transformação de uma área improdutiva, castigada pela seca, para um local verde, com muita vida e produzindo.
Este projeto visa ampliar as possibilidades de sustentabilidade das famílias atendidas pelo PACE – Projeto Água Cidadania e Ensino. Para tanto serão desenvolvidas ações com foco na promoção na segurança alimentar conforme descrito a seguir:
Criação de aves no sistema de avicultura doméstica: oferta de pintainhas, insumos e orientação técnica para o desenvolvimento da avicultura destinada a produção de alimento (carne de frango e ovos). Para o desenvolvimento do projeto será feito um processo de mobilização das famílias, priorizando o atendimento àquelas que possuam crianças de idade até 6 anos para serem beneficiadas. Posteriormente as demais famílias, será disponibilizado os recursos e orientação técnica para o desenvolvimento e organização do processo de produção. Também será buscado junto da rede local recursos para a capacitação das famílias nas questões relacionadas a nutrição das crianças e seus familiares.
Refere-se ao cultivo de peixes destinada a produção de alimentos para famílias na zona rural.
Este sistema pode se basear na sucessão ecológica, análogos aos ecossistemas naturais, em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas, trepadeiras, forrageiras, arbustivas, de acordo com um arranjo espacial e temporal pré-estabelecido, com alta diversidade de espécies e interações entre elas. O SAFs será realizado através do plantio de sementes e/ou de mudas de variadas espécies frutíferas, como (mamão, goiaba, limão, acerola, mexerica, banana, coco e etc.). A escolha deste sistema é visto que ele aperfeiçoa o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola.
(89) 99977-2297
(89) 99983-5325
Sede - Rua Daniel Dourado Guerra N°80 Sala 02 - Bairro Nova Curimatá§
Unidade 01 - Rua São Benedito S/N° Bairro: Centro
Unidade 02 - Rua Julião de Carvalho N° 729 Bairro Vila Baio.